P�ginas

fevereiro 10, 2009

Embriagai-vos

Embriagai-vos ( 1,2Mb)
Charles Baudelaire



Recebi este texto de uma amiga gostei,  e fui atras pra saber quem é esse Baudelaire, que até o momento não conhecia.. e compartilho com vcs o que encontrei sobre ele.

Charles-Pierre Baudelaire (Paris9 de Abril de 1821 — Paris31 de Agosto de 1867) foi um poeta e teórico da arte francês. É considerado um dos precursores do Simbolismo, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.

Nasceu em Paris a 9 de abril de 1821. Estudou no Colégio Real de Lyon e Colégio Louis-Le-Grand (de onde foi expulso por não querer mostrar um bilhete que lhe foi passado por um colega).

Em 1840 foi enviado pelo padrasto, preocupado com sua vida desregrada, à Índia, mas nunca chegou ao destino. Pára na ilha daReunião e retorna a Paris. Atingindo a maioridade, ganha posse da herança do pai. Por dois anos vive entre drogas e álcool na companhia da mulata Jeanne Duval. Em 1844 sua mãe entra na justiça, acusando-o de pródigo, e então sua fortuna torna-se controlada por um notário.

Em 1857 é lançado As flores do mal contendo 100 poemas. O livro é acusado no mesmo ano, pelo poder público, de ultrajar a moral pública. Os exemplares são presos, o escritor paga 300 francos e a editora 100, de multa.

Essa censura se deveu a apenas seis poemas do livro. Baudelaire aceita a sentença e escreveu seis novos poemas "mais belos que os suprimidos", segundo ele.

Mesmo depois disso, Baudelaire tenta ingressar na Academia Francesa. Há divergência, entre os estudiosos, sobre a principal razão pela qual Baudelaire tentou isso. Uns dizem que foi para se reabilitar aos olhos da mãe (que dessa forma lhe daria mais dinheiro), e outros dizem que ele queria se reabilitar com o público em geral, que via suas obras com maus olhos em função das duras críticas que ele recebia da burguesia.

Morre em 1867, em Paris, e seu corpo está sepultado no Cemitério do Montparnasse, em Paris.


Fonte: http://pt.wikipedia.org


4 comentários:

Fofa Girl disse...

Amiga ola, falei com minha companheira NEUCI DIAS ela que faz os gifs de meus poemas e foi ela que me deu esse blog maravilhoso... e ai ela aceitou e eu tambem claro,nos sentimos honradas de voce querer divulgar nosso trabalho ok , muito obrigada mesmo e se der permissao queria te linkar ok beijos querida e otimo fim de dia a vc.. A LOBA.

http://lobausa.blogspot.com
meu msn : lindafofausa@hotmail.com

Tem post novo la da uma espiadinha querida te espero ta bjs..

Tia Niese disse...

Oi Cecilia,pasei prá te pedir que faça uma visita a nossa amiga Mel do brincando no oasis,ela está precisando do nosso apoio.bjns

Anônimo disse...

Olá amiga Ceci!
Na vida damos muitas voltas…
E, durante esses giros encontramos muitas pessoas que nos marcam e que nos deixam alguma coisa especial. Com você foi assim…
Uma doce quinta pr vc!
Muito amor e magia!!!!
Bjos D Luz!!

Bruxinha da Noite

Anna e Cesar disse...

Amiga, passando para ver as novidades e desejar-lhe uma noite de amor, sonhos lindos e um restinho de semana de muitas alegrias. Aliás, chegando o carnaval, alegria reforçada, folia, etc. Divirta-se!!
Beijos em seu coração,

Anna

http://momentos-de-amor.zip.net/
http://fasciniusangels2.zip.net/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Comentarios recentes